Medronhalva

História

Em janeiro de 2013 é criada, nas Terras de Mondalva®, a Medronhalva® Lda., uma empresa que se dedica fundamentalmente à cultura do medronheiro e de outras espécies mediterrânicas, tendo em vista a sua valorização económica, social, ecológica e cultural. De uma forma gradual e natural, outras sinergias se vão criando em torno desta cultura única, oferecendo-se um conjunto de serviços e produtos de elevada qualidade e exclusividade, que podem ser usufruídos por todos os que nos procuram.

Missão

Especializada na produção de medronhos e outros recursos endógenos, a Medronhalva® Lda. pretende promover a rigorosa qualidade dos seus produtos e serviços, valorizando o contacto interpessoal com todos os intervenientes neste processo, com a finalidade de satisfazer as expetativas de quem nos procura.

As suas áreas de atuação são a agricultura biológica, a apicultura, a silvicultura, a pesca lúdica, o turismo, a eficiência e sustentabilidade ambiental, energética e a biodiversidade, assentando numa forte base de investigação, desenvolvimento, inovação, responsabilidade social e valorização dos recursos endógenos mediterrânicos e na paisagem única do Vale do Alva.

Região

O projeto está implementado na Região das Beiras, caracterizada pelo Mestre Orlando Ribeiro como “(…) um vasto planalto rodeado de montanhas”, “(…) uma plataforma com os cimos abrangidos pelo mesmo plano, abaixo do qual se abrem os sulcos do (rio) Mondego e seus tributários (Dão, Alva e Ceira)”.

O rio Alva, que nasce na Serra da Estrela (nas proximidades do Vale do Rossim) e desagua no Rio Mondego (na Foz do Alva, nas proximidades de Porto da Raiva) alberga, nos seus cerca de 106 km de extensão, ecossistemas ribeirinhos naturais associados a uma forte e regular presença Humana que, ao longo dos milénios, foi moldando um dos vales mais exuberantes de todo o país: o Vale do Alva.

O trecho mais a jusante do Alva, a poucos quilómetros da sua foz, segue sinuoso, atravessando pequenas serranias xistosas que, de uma forma genérica, estão cobertas de eucaliptal e pinhal, reflexo da grande transformação paisagística, social e económica que toda esta região sofreu nas últimas décadas. Todavia, os últimos quilómetros do rio Alva, bem como alguns dos seus principais afluentes (ribeiras), em pleno concelho de Penacova, possuem ainda relíquias da vegetação ribeirinha autóctone em comunhão com diversas edificações e obras de engenharia hidráulica construídas ao longo dos tempos, de forma a tirar o melhor partido deste curso de água através da produção de farinha, da pesca, da agricultura e da exploração do ouro.

As nossas culturas

Tendo por base um olhar atento ao meio envolvente e aos recursos naturais oferecidos, a principal aposta da Medronhalva Lda. incide na cultura do medronheiro, assumindo-se como a sua cultura principal, traduzida nos conceitos de agricultura biológica, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.

O medronheiro é aqui explorado em total equilíbrio com a Natureza, seja pela condução e gestão de medronhais espontâneos existentes ou pela plantação ordenada destes arbustos, através do uso de sementes das Terras de Mondalva®. Para além do dominante medronheiro, fomentam-se as culturas mediterrânicas da oliveira e da videira.